domingo, 24 de novembro de 2013

Vá de bicicleta...



Olá!

Que tal ir de bike?

 
imagem da internet

Se para você, existe uma estrutura que te permita ir ao trabalho de bicicleta não pense duas vezes em trocar o carro pela magrela. Se não conseguir inserir seu uso no dia-a-dia, tente praticar o esporte no mínimo duas vezes na semana, vale ir ate um parque ou até a casa de um amigo pedalando.

O importante, é lembrar que antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos. Se preferir pedalar ao ar livre, lembre-se do protetor solar e do capacete.
imagem da internet

Beneficios da pedalada
Combate o estresse e a depressão
Por causa do estímulo, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, os ataques de ansiedade e angústia.
Emagrece
Quando combinadas a uma dieta equilibrada, as pedaladas auxiliam no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso.
Melhora a qualidade do sono
O exercício eleva os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando relaxamento e um sono mais tranquilo.
Diminui a pressão arterial
Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos, contribuindo com a diminuição da pressão, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas.
Aumenta a imunidade
Há um aumento na produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
Melhora a respiração
O esforço aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
Um presente para suas pernas

Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. E, além disso, as coxas e os glúteos endurecem.
Melhora as suas costas

O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais.
O coração agradece

Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

 
imagem da internet
Se convenceu!
Então pegue sua bike e boas pedaladas por ai...
Bianca Dias

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Saúde vem da cozinha

Olá a todos!

    Vou iniciar uma série de postagens sobre os benefícios dos alimentos, afinal de contas saúde também vem da cozinha, a preparação deve ser algo prazeroso, não se estimule a criar pratos carregados de frituras e refeições com carboidratos em exagero, de sempre preferência pelos alimentos grelhados e cozidos no vapor.
    Mantenha o equilibrio de cores no seu prato, quanto mais cor, mais antioxidantes diferentes você irá consumir. Associe o consumo de legumes, verduras, frutas, grãos e cereais integrais e carnes.
    Tenha uma alimentação equilibrada e ganhe saúde!

Proteção verde
imagem da internet /portal para uma vida saudavel
     O brócolis pode ser consumido cozido, refogado, em sopas, tortas e risotos. Possui antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da pressão arterial e combatendo a prisão de ventre. Também é fonte de cálcio que participa na formação de ossos e dentes. O brócolis ainda oferece ácido fólico (vitamina B9 ), que não pode faltar durante a gravidez. O ideal é que as mulheres consumam o legume durante toda sua vida fértil, assim quando a gravidez acontecer, o feto se desenvolverá de forma saudável desde o inicio diminuindo o risco de má formação da criança. Ele também é fonte de potássio e flavonoides, o primeiro participa das contrações musculares enquanto os flavonoides neutralizam a ação dos radicais livres.
    O National Cancer Institute, nos Estados Unidos realizou uma pesquisa e revelou que o consumo de 1 xícara do legume de duas a três vezes na semana é capaz de diminuir o riscode desenvolvimento de câncer de bexiga e próstata em até 45%.
    Na hora da compra, procure pelos floretes mais verdes, as amarelas indicam que o legume não está tão fresco. Conserve em geladeira por até quatro dias, em sacos plásticos perfurados. Se sua rotina exige o congelamneto de alguns alimentos o brócolis pode ser congelado. Aqueça água até o ponto de fervura, deixe uma travessa com aguá e cubos de gelo preparada, coloque os 
brotos na água fervente desligada e conte até 20, retire-os e jogue na água gelada, por mais cinco segundos e escorra, sequeos em papel toalha e pode congelar em saco com isolante ou a vácuo.

Tabela de valor Nutricional
Porção de g
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. 

Incluam o brócolis nas refeições, saúde garantida, até o próximo post. 
Bianca Dias.
matéria da revista o poder dos alimentos/ tabela nutricional da TACO.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Motivação / Beneficios da caminhada

Olá a todos!

Aprendi desde cedo a amar este vídeo e o protetor solar...


   Todos os dias escuto mais e mais pessoas que passam por mim em algum periodo da minha rotina de vida, comentando sobre encontrar um equilibrio entre hábitos saudaveis + profissão + família. Parece uma tarefa dificil, mas é importante a capacidade de compreender, que um individuo sem habitos saudaveis não se manterá completo para executar suas responsabilidades com a familia e com a profissão.

imagem da internete/ Portal para uma vida saudável

     Quando jovens escutamos as pessoas dizendo que devemos adotar habitos mais saudaveis, como se alimentar balanceadamente, escolhendo alimentos frescos, integrais, verduras, proteinas de fácil digestão e praticar atividades fisicas constantemente. Entretanto é preciso mais do que simplesmente ouvir falar sobre vida saudavel para se ter consciência do quanto ela é necessária. Parece que é mais fácil ignorar a pratica de tudo isso, afinal um dos principais fatores que nos levam a deixa-las de lado é o tempo a ser dedicado, porém quando o corpo da o alerta necessário percebemos que se tivessemos ouvido bons conselhos dados anteriormente nosso corpo entraria em alerta bem mais tarde.
    A descoberta e aceitação da necessidade de se ter uma rotina de práticas saudavéis é o primeiro passo para se entrar em plenitude com a saúde. Quanto mais cedo nos convencemos disso, melhor serão os resultados colhidos.
    Para aqueles que já se convenceram como eu, vamos conhecer os beneficios de uma atividade física ideal para um bom começo.

CAMINHADA
    Pode-se dizer que a caminhada está no topo das atividades fisicas escolhidas para os adeptos de uma vida saudavel, por combinar movimento de vários grupos musculares, com baixo custo, pois pode ser praticada ao ar livre e na hora que quiser.
   Caminhadas leves podem ser realizadas com os filhos.
    O site minhavida.com.br listou vários beneficios para a prática da caminhada, vou passar para vocês os que eu considero importantes.


1.Melhora a circulação

   Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. 
    Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia. 

2.Deixa o pulmão mais eficiente

    O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

    "A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.
imagem da internet/ beneficio coração pulmão
 3. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

 4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia. 

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.  

imagem da internet

6. Deixa o cérebro mais saudável

"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos".

imagem da internet
7. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. 

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. 
Esteira

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado. 

8. Controla a vontade de comer


Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. 
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida".

imagem da internet

imagem da internet/ dieta para controlar diabete.
9. Diabetes
 A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.

   Nas palavras links você será direcionado para um site com muitas informações sobre habitos de vida saudavél, vale a pena dar uma olhada.

Boa caminhada
Motive-se! Ninguém pode motivar-se por você...
Bianca Dias

domingo, 3 de novembro de 2013

Tecnologia a favor da saúde...

Olá!
imagem da internet


    O assunto hoje é peso...
    Pois é, muitas pessoas tem o pensamento de peso associado a beleza e estética e deixam de se lembrar que o mais importante de se manter o peso ideal, está atrelado aos beneficíos que isso gera ao nosso metabolismo.

    Pressão arterial controlada
    Níveis de colesterol controlados
    Níveis de glicose livre no sangue controlados, retardando ou evitando o aparecimento de um diabetes  tipo 2
    Firmeza na tonicidade muscular, e elasticidade com movimentos amplos do conjunto de vertebras e ligamentos, evitando principalmente dores na coluna.
    Estômago em paz, uma dieta equilibrada retira o desconforto da azia e do acumulo de gazes.
    Os exercícios fisicos serão de grande importância, selecionei um video para te deixar com vontade de pular corda e o segundo te ensinara a praticar essa brincadeira de criança como atiivdade física com todos os cuidados e passo a passo desde alongamentos até a escolha da corda.
 

    Com tantos motivos saudáveis para se manter o peso certo, fico impressionada com as pessoas que se propõe a fazer dietas e exercícios somente para um evento social, ou para uma viagem com destino ensolarado.
    Sei que manter a medida certa é dificil. Tive duas gestações seguidas e trabalho em periodo noturno, ou seja, meu metabolismo é uma bomba hormonal desregulada. Mas é preciso parar e querer entrar em paz com os resultados de laboratório além dos ponteiros da balança. 
   Para ajudar nessa tarefa, vem com força a era digital dos APPs, hoje em dia você encontra vários, com difierentes recursos que vão te ajudar a amonitorar os principais pontos de um programa de emagrecimento.
   Vão eleger desde a atividade física certa com tempo de inicio e peso que deve ser execitado,  controle de calorias e deixar disponivel sugestão de dietas balanceadas, até um simples bip de alerta para te lembrar da ingestão de água.
    O importante é ressaltar que os apps vão funcionar como uma agenda e um bom amigo te acompanhando e ajudando no controle do programa para o peso ideal, mas isso não despensa a consulta com um bom nutricionista, preparador fisíco e um médico de preferência um endocrinologista que irá acompanhar seu desempenho metabólico.
    No link abaixo você será direcionado para um video que mostra um pouco da funcionalidade dos apps e tem disponivel uma lista deles para você avaliar com qual se identificará melhor.
http://olhardigital.uol.com.br/video/38477/38477
imagem da internet

imagem da internet

imagem da internet

    Eu vou aderir a uma reeducação alimentar.
    Como exercícios fisicos selecionei caminhada trote e pular corda, tenho já um app com a dieta dos pontos que me ajuda a converter o que como em pontos, assim sei o quanto tenho disponivel em pontos para as próximas refeições, lembrando que considero o valor nutricional do que estou comendo importante e não apenas o valor calórico, sendo assim estou associando a dieta de Dunkan, estou tentando fugir dos produtos industrializados, e nas minhas refeições sempre dou preferência a carnes brancas de peixe e frango.
imagem da internet / alimentação saudavel

http://comerbemtdb.com.br
    No site acima você encontra dicas de alimentação bem interessantes e facéis de serem seguidas.
     Boa escolha de apps e bom inicio de vida saudável para você...

Bianca Dias

sábado, 2 de novembro de 2013

Senhores do nosso tempo...

Olá!

    Decidi abrir o blog com um texto para refletir...
imagem da internet




    Um professor, durante sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra pegou um frasco grande de maionese e esvaziou...
    Depois o encheu com bolas de golfe. A seguir, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. E os estudantes respondem sim. Então o professor pega uma caixa cheia de pedrinhas e acondiciona-as no frasco de maionese. Resultado: as pedrinhas ocuparam os espaços vazios entre as bolas de golfe. E o professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio e eles voltaram a dizer que sim.
    Então o professor pegou outra caixa, cheia de areia e colocou-a dentro do pote de maionese. Claro que a areia preencheu todos os espaços vazios e, mais uma vez, o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes respondem unânimes "Sim".
    Em seguida o professor acrescentou duas xícaras de café ao frasco e claro, o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia, as pedrinhas e as bolas de golfe. Os estudantes, então começaram a rir muito...
Mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
_ Quero que se deem conta que este frasco representa a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes: ou seja, a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
    São itens que, mesmo que perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. As pedrinhas são os outros temas que importam como trabalho, a casa, o carro, etc...
    A areia é todo o restante, as pequenas coisas. "Se puséssemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas e nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para o que é realmente importante. Preste atenção, portanto, a tudo aquilo que é crucial para a sua felicidade. Brinque ensinando os seus filhos. Cuide bem de sua família, inclusive de seus pais. Arranje tempo para ir ao médico. Namore e vá com o seu namorado ou marido jantar fora. Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos. Pratique o seu esporte e hobbie favorito. Ocupe-se sempre das bolas de golfe em primeiro lugar. Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia.
    Porém um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria então o café.
    O professor sorriu e disse:
_"O café é para demonstrar-lhes que não importa o quanto nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo".                                                    (autor desconhecido)
imagem da internet

"QUANDO AS COISAS NA VIDA LHE PARECEM PESADAS OU QUANDO 24 HORAS POR DIA NÃO SÃO SUFICIENTES...LEMBRE-SE DO FrASCO DE MAIONESE E DO CAFÉ."

Grande beijo a todos...
Bianca Dias